domingo, 26 de julho de 2009


Pâncreas:

O pâncreas é uma glândula que lança a insulina no sangue.
 A insulina ajuda a glicose, que está no sangue, a entrar nas células, onde será utilizada como fonte de energia. Quando comemos muito açúcar, o pâncreas lança mais insulina, fazendo o nível da glicose no sangue voltar ao normal.
 O pâncreas também produz o hormônio glucagon, que tem um efeito oposto ao da insulina.
 Quando a taxa de glicose cai no sangue, ele promove a transformação do glicogênio armazenado no fígado em glicose, que é então lançada no sangue. Com isso, a concentração de glicose se normaliza.
 Lembre-se de que tanto o excesso quanto a falta de glicose no sangue prejudicam o funcionamento do organismo. Se o pâncreas deixar de produzir insulina, ou passar a fabricar uma quantidade insuficiente desse hormônio, ou ainda se as células do corpo não reagirem à insulina produzida, a glicose se acumula no sangue e sua taxa aumenta causando uma doença conhecida como diabete melito.
 Na diabete, parte da glicose passa a ser eliminada pela urina, saindo junto com muita água.
 A perda de água provoca muita sede e também muita fome, já que a glicose não está sendo bem absorvida pelas células. O corpo pode passar a usar muita gordura como fonte de energia, o que pode causar problemas sérios ao organismo.

VEJA TAMBÉM NO LINK:
http://www.diabetes.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário